segunda-feira, 14 de junho de 2010

UBV já tem samba para 2010

"A UVB é do Baralho! - Sinopse:

O papel, advento criado pelos chineses, não permitiu somente legar as palavras resquícios do nosso presente, da nossa história. Ideogramas prensados para visionar o porvir, ou simplesmente divertir.

Um dia, o Imperador Sehun-Ho, a fim de presentear uma de suas namoradas criou um jogo para que pudessem prever o futuro. Pertenciam a um grande Império iluminado por lanternas chinesas e por amores inconstantes. Um exército de guardiões protegia um grande segredo que ali lhes pertencia. O próprio jogo de cartas não pôde prever que ali estava iniciando uma era de conquistas e vitórias. Suas conquistas e vitórias. Uma história do Baralho!

E percorreu o Oriente...

A invenção chinesa rompeu as grandes muralhas que cercavam o início de sua história. Da China veio numerado e na Índia ganhou novos jogadores e formas de jogar. Incorporou o Hinduísmo e as encarnações de Vishnu aos naipes. Logo o baralho tomou gosto popular sendo jogado às margens do Rio Ganges ou nas vielas das cidades. Um desafio para os indianos e para Ganesha, que é o símbolo das soluções lógicas e erradicar dos problemas. Do embaralhar do pensar.

Virou um presente dos Deuses ofertados a um Xeique Árabe. E foram mil e uma noites... De jogatinas. Harens, danças do ventre, juras de amor. A leitura Árabe foi introduzida através dos naipes. Agora somente quatro: Espadas, Bastões, Moedas e Taças. Na correria dos mascates no intenso comércio das feiras de rua, podia se encontrar à venda, ou à escambo, um jogo vindo do Oriente. Entre tapetes, especiarias e lâmpadas, ali se encontrava o baralho, ou Naib como chamavam.

Segue a caravana rumo à conquista de novas terras. Soldados árabes, camêlos, armamentos ao céu estrelado. A cada parada uma partida, partidas próximas a novas conquistas, vitórias.
Tamboreones anunciam!

O Naib chega à Europa levado pelos Soldados Árabes. Ganha gosto nos Reinos Medievais que se divertiam até então com o jogo de dados. As figuras do Clero passariam a integrar as cartas que já possuíam os naipes e a numeração. O Rei, a Dama e o Valete retratam as grandes figuras dos Castelos Medievais. Os naipes ganharam a simbologia que hoje conhecemos, e sua padronização foi importante para a disseminação e diversificação do Baralho pelo Mundo. Era uma vez... Um mundo a conquistar.

O poder de visionar o futuro ganhou pelas mãos de ciganos aventureiros, o mesmo intuito dos baralhos chineses. As cartomantes percorriam as cidades lendo e escrevendo o futuro de quem passava. Surgem junto com o Tarô, os trunfos e a figura do "Louco", ao que tudo indica os coringas que hoje conhecemos. Uma contribuição das cartas esotéricas.

Assim surgiram o Pôquer, o Buraco, o Copas Fora, os infantis Uno e Mico Doido, a Tranca, a Sueca... Entre tantas outras maneiras de se divertir com as cartas, que até hoje levam a diversão para o mundo inteiro. Seja em uma mesa à dois, ou presos à realidade virtual que hoje abriga os amantes dos jogos de baralho, é sempre possível tornar o sonho de ser campeão possível.

Carnavalesco Marcus Ferreira



Samba:
Compositor: Diego Nicolau




Bravo! Negócio da China!
Ideia divina de um Imperador
Dinastia de paixões
Que à luz de guardiões, o futuro revelou
Já numerado percorreu o Oriente
Se fez presente em novas formas de jogar
Naipes ganhou, desafiou
E caiu no gosto popular
Embaralhou o pensamento
Deixou o vento pras Arábias te levar



Mil e uma noites... de amor e jogatina
Dança do ventre, 4 naipes a bailar
Corre mascate, vá vender especiarias
Segue Naib, novas terras conquistar


A caravana então chegou
Ao continente europeu
Medieval inspiração, simbologia padrão
O mundo conheceu
Previu a sorte no Tarô cigano
Esotérico e insano... uma história do baralho!
"Tranca" a má sorte no "buraco"
Que hoje é jogo de campeonato



É carta na mesa!
Que eu tenho certeza
Ninguém segura a UNIÃO
O trunfo é vermelho e branco
Cortando a tristeza do seu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tv na Cadência

Seguidores

Bate papo de Carnaval

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual União Vermelho e Branco

  ©Template by Dicas Blogger.